
A desincrustação retira os incrustados na superfície epidérmica, limpando-a proporcionando uma melhor receptividade a tratamentos estéticos na introdução de ativos através da iontoforese.
Indicações:
Pele seborréicas (limpa o folículo e facilita a extração de comedões);
Acne/Comedões ( limpa os canais foliculares para a pele "respirar" e sair a secreção sebácea);
Preparação para a introdução de substâncias por iontoforese.
Contra Indicações:
Alergia ao agente desincrustante;
Hipersensibilidade á corrente elétrica;
Peles alípicas.
Cuidados e Efeitos:
Pele lipídicas: reeduca as glândulas sebáceas, deve-se tomar cuidado para não retirar totalmente o sebo e criar um efeito feedback.
Busca-se o equilíbrio do pH da pele (normal= 4,5 a 5,5). Uma boa parte do manto hidrolipídico é removido. Para reestabelecer o pH, a pele deve ser lavada após desincrustração com cosmético apropriado.
Técnica de Aplicação:
Eletrodo: em forma de gancho ou jacaré (como ativo), em forma de placa siliconada de carbono ou metal (eletrodo passivo), deve ser colocado na escápula ou braço do paciente.
Movimento: o eletrodo ativo deve manter em contínuo movimento enquanto durar a sessão, movimentos retos, ordenados, pressão firme e uniforme.
Aplicação:
Ativo (-): o sódio eletrolisado no algodão entra em contato com o sebo a medida que é delizado sobre a pele.
Ativo (+): a eletrólise isola o sódio que entra em contato com o sebo, produzindo uma espécie de "sabão", em seguida a polaridade é invertida (-), começa a atrair o sódio (+) que foi agregado ao sebo da pele, retirando o sebo. Nota-se que nesse procedimento o algodão fica com cor cinza.
Se o algodão secar, sem parar a aplicação, umidece-lo por meio de um conta-gotas.
Aplicar somente nas áreas seborréicas (testa, nariz e mento).
Modulação da corrente:
Intensidade: devemos trabalhar com uma intensidade que não deve ser superior a 1 a 1,5 mA (depende da sensibilidade e o tipo de pele) e duração entre 3 a 5 min.
Substâncias desincrustantes:
Frequentemente, apresentam sódio em sua composição (ex: sulfato de sódio, salicilato de sódio, cloreto de sódio, carbonato de sódio).
Marcelle Matoso.
Um comentário:
Produtos e equipamentos para fisioterapia http://www.fisiobras.com.br
Postar um comentário