sábado, 23 de agosto de 2008

Qual é o seu Tipo de Pele?

Aquele creme espetacular que a sua amiga usa não está operando os mesmos milagres em você?

Talvez porque ele não seja apropriado ao seu tipo de pele.

A pele é um órgão do corpo e, como tal, o seu tipo é determinado geneticamente. No entanto, por ser um órgão que está sempre exposto (especialmente o rosto), sofre todo tipo de agressões do ambiente externo (clima, vento, sol, poeira, mudanças bruscas de temperatura, etc.), as quais também têm influência na determinação do tipo de pele.
Por isso, antes de comprar qualquer produto para tratamento é necessário identificar o seu tipo de pele para não cometer enganos que possam prejudicar a sua saúde.
O tipo de pele do rosto pode ser facilmente identificado com uma observação atenta,especialmente dos poros.


Existem quatro tipos de pele, essa é a classificação mais comum e mais conhecida:

Normal- A pele normal não é nem oleosa e nem seca e se caracteriza por uma textura suave e delicada, apresentando raros problemas. Todavia, tem uma tendência natural a tornar-se seca com o envelhecimento ou devido a fatores ambientais.


Oleosa-A pele oleosa é espessa e os poros são dilatados. A oleosidade é causada pelo excesso de atividade das glândulas sebáceas. A pele oleosa tem grande tendência a desenvolver a acne, contudo não tem tendência a apresentar rugas. Como os cabelos são um acessório da pele, as pessoas com pele oleosa normalmente também têm cabelos oleosos.

Seca- A pele seca normalmente é fina e muito sensível, os poros são pequenos e irrita-se com facilidade. É uma pele áspera, sem brilho e com pouca elasticidade. Dentre as causas da pele seca estão a pouca atividade das glândulas sebáceas, condições ambientais que favoreçam o ressecamento da pele (ar seco, sol em excesso, frio, etc.) e o envelhecimento natural. As pessoas com pele seca têm grande tendência a desenvolver rugas, mas não a acne. Com o envelhecimento a pele tende a ficar ainda mais seca. Como os cabelos são um acessório da pele, as pessoas com pele seca normalmente também têm cabelos secos.

Mista-A pele mista consiste de regiões oleosas - zona T: testa, nariz e queixo - e de regiões em que ela é normal ou seca.

Para que serve a oleosidade da pele?

A pele oleosa elimina quantidades mínimas porém constantes de gorduras epidérmicas que irão formar, juntamente com o suor, uma película que cobre e protege a camada córnea, contribuindo para sua coesão, lubrificação e proteção. Quando as glândulas sebáceas produzem mais sebo que o necessário, a pele torna-se gordurosa. No exame clínico, apresenta-se como uma pele brilhante, poros dilatados principalmente nas regiões central da face, nariz, bochechas e queixo. Tendem a formar cravos, geralmente é uma pele irritável.

Quais as características da pele oleosa?

Veja se sua pele apresenta características de pele oleosa:

Pele espessa com poros dilatados ( cravos escuros e claros)
Aparência a oleosa
Formação de rugas tardias


Quais doenças podem estar associadas à pele oleosa?

Algumas doenças podem estar associadas à pele oleosa:

Acne
Rosácea
Dermatite seborréica
Hiperplasia sebácea


Como devem ser os produtos para pele oleosa?

Devem normalizar a secreção sebácea, possuir ação calmante e suavizante da superfície, muitas vezes espessa e irritada . Devemos considerar este tipo de pele frágil. Utilizar produtos adequados que não retirem em excesso a gordura da superfície, nem causem irritação.

Como tratar da pele oleosa?

Siga as dicas abaixo:

Higiene: limpar com detergentes neutros, evitar os muito ácidos ou alcalinos. Evitar o desengorduramento excessivo, pois pode provocar efeito rebote na produção do sebo. Usar emulsões com baixo teor de gordura.

Tonificação: princípios ativos como o hamamélis, calêndula, hortelã, cânfora e mentol podem contribuir no controle da oleosidade e promover uma ação antiinflamatória.

Correção: devemos prevenir e eliminar os cravos, descongestionar, hidratar e prevenir o envelhecimento. Loções não oleosas ou géis são mais adequados para este tipo de pele.

Estímulo: os principais agentes de estímulo são os derivados da vitamina A (retinóico, retinaldeído), os alfa- hidróxiácidos( glicólico, láctico), ácidos salicílico, propilenoglicol e uréia.

Proteção: protetores solares adequados para prevenção do envelhecimento. Dar preferência aos veículos não oleosos.

O que recomendo para a pele seca?

Peles secas devem ser tratadas com produtos, a base de creme. Produtos devem conter, derivados a base de super hidratantes.

Como identificar a pele mista?

As peles mistas alternam áreas secas (podendo estar com atrofia de pele e leve descamação) e oleosas (com áreas espessas, brilhantes e presença de cravos). Peles normais a mistas devem ser tratadas, tanto quanto as demais peles.

LEMBRE-SE: O conteúdo é informativo/educativo. Não se deve fazer automedicação. Não é possível indicar qualquer tratamento sem o exame clínico do paciente. Caso necessário, recomendamos consultar pessoalmente um dermatologista ou fisioterapeuta dermato-funcional.

Mensagem final para todos os tipos de pele:

- Siga essas dicas importantes:

Nunca saia de casa, ou se exponha as luzes sem FILTRO SOLAR.
Lembre que nenhuma delas estão isentas de serem tratadas com Limpeza de Pele mensalmete e com acompanhamento do seu DERMATOLOGISTA.
Consulte sempre um FISIOTERAPEUTA DERMATO-FUNCIONAL formado com as exigências do MEC.
A idade ideal de se iniciar sua primeira limpeza de pele é na puberdade.


Marcelle Matoso.

Nenhum comentário: