quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Plataforma vibratória ajuda a reduzir gordura corporal.


Plataforma vibratória (Physioplate) ajuda a reduzir gordura corporal, diz estudo.

Aparentemente, é o sonho de qualquer pessoa desesperada por um corpo malhado: perder gordura e ganhar massa muscular com esforço zero, simplesmente ficando em cima de uma plataforma vibratória. Pode soar como ficção científica, mas funcionou -- em camundongos. É o que relata um grupo de pesquisadores americanos, que usou a vibração da plataforma como uma espécie de substituto de baixa intensidade dos exercícios físicos.

A equipe coordenada por Clinton Rubin, da Universidade do Estado de Nova York, tinha como objetivo principal testar a influência desses estímulos "imitadores" do exercício real no desenvolvimento do corpo, porque há indícios de que não apenas o movimento de alta intensidade é capaz de queimar gordura.

Só havia um jeito de descobrir -- e lá foram os camundongos de laboratório para cima de uma plataforma especificamente projetada para se movimentar na vertical, vibrando rapidamente em uma amplitude muito pequena, de apenas alguns centésimos de milímetro -- na prática, um leve zumbido, que os bichos tinham de agüentar por apenas 15 minutos por dia.

O mais impressionante é que deu certo. A gordura do tórax dos camundongos, por exemplo, diminuiu 30%, houve uma pequena redução geral de peso corporal, e a saúde dos bichos melhorou muito. Num teste feito para tentar entender os fatores que levaram ao efeito, os pesquisadores observaram que a plataforma vibratória parece inibir a formação de células adiposas (de gordura) no organismo. Resta saber se será possível repetir a receita em humanos.

A pesquisa está na edição revista científica americana
"PNAS".
Do G1, em São Paulo,


Marcelle Matoso.

Um comentário:

Anônimo disse...

quem quizer conhecer o equipamento e so entrar no site www.globusbrasil.com voce encontra plataformas de R$3.900,00 a 27.000,00 com vibracao minima de 4 G ( forca gravidade )