sexta-feira, 25 de julho de 2008

Flacidez



O que é a Flacidez ?

Com o passar do tempo, as fibras colágenas e elásticas têm sua produção diminuída e começa a ocorrer um processo de desestruturação das mesmas. Vários fatores contribuem para acelerar este processo: fumo, sedentarismo, gravidez, distúrbios hormonais, obesidade, emagrecimento importante em curto espaço de tempo, entre outros que levam aos diversos graus de flacidez.
Diante disso, quanto mais precocemente for iniciado o tratamento, melhor.

Como a flacidez se desenvolve ?

A flacidez corporal pode ser dividida em 2 tipos: a muscular, que é profunda, e a dérmica que é superficial. Podem ocorrer isoladamente ou associadas.
A flacidez muscular tem como principal causa o sedentarismo, falta de exercício físico e alimentação inadequada. A redução da massa muscular é provocada por dietas desequilibradas,levando à flacidez. Quando a pessoa volta a ganhar peso, é o tecido gorduroso que aumenta de volume.
Não há como negar: músculos sutilmente volumosos e bem torneados deixam a mulher mais bonita e sensual. Para isso, é essencial fazer atividades físicas regularmente, e evitar problemas desagradáveis como a flacidez e a celulite, mesmo que você tenha propensão em adquiri-las. Agora, quando estes inconvenientes companheiros já se instalaram, ainda assim, a ginástica (principalmente a musculação) se torna um poderoso aliado.
Não há dúvidas: fazer exercícios com peso, enrijece os músculos e tonifica a pele, melhorando muito os casos de flacidez. Com exceção de alguns casos onde a flacidez é muito acentuada (como na pessoa que emagrece muito e rápido, sem fazer exercícios, ou após uma gravidez em que a mulher engordou demais) se torna necessário recorrer à cirurgia plástica. Se este não é o seu caso, malhe!

Combata estes inimigos, com as dicas abaixo:

- Faça musculação 3x por semana, seguindo o programa montado pelo instrutor da academia onde você treina ou pelo seu treinador pessoal;
- Complete os treinos com exercícios aeróbios (caminhadas, bicicleta, natação, etc.) 3x por semana de 30 a 50 minutos, que ajudarão você a melhorar o seu condicionamento cardiorespiratório, além de ajudar a eliminar as gordurinhas extras;
- Não esqueça dos alongamentos antes e depois das atividades;
- Procure evitar alimentos gordurosos, que inflam as células de gordura e favorecem o estiramento do tecido;
- Não se exponha exageradamente ao sol. Use sempre protetor solar.

Lembre-se: a flacidez só irá te "pegar" se você se descuidar.

Marcelle Matoso.




Nenhum comentário: