quarta-feira, 9 de abril de 2008

Mastoplatia ou Mamoplastia:


Mastoplastia ou mamoplastia é o nome dado para as cirurgias das mamas. Alguns tipos de mastoplastia podem ser diferenciados e especificados de acordo com a finalidade da cirurgia, por exemplo:

Mastoplastia: redutora que objetiva diminuir o volume e moldar nova forma às mamas.
Mastoplastia de aumento que acrescentam próteses mamárias (de silicone ou outros produtos) para projetar esteticamente ou preencher deformidades adquiridas.
Mastopexia ou cirurgia para corrigir a queda, com pequena ou nenhuma redução de volume associada.
Mastoplastia de equilíbrio na qual o objetivo é equilibrar as assimetrias muito evidentes.

Indicações:

Esta cirurgia está indicada nos casos de Amastia (ausência congênita das mamas), Hipomastia (volume diminuído das mamas), assimetrias (uma mama é muito menor que a outra), nos casos de volume normal, mas quando há o desejo de aumento volumétrico das mamas e nas reconstruções mamarias secundária a um defeito morfológico deixado pela ressecção da cirurgia anterior.

Orientações:

Normalmente esta cirurgia não apresenta um pós-operatório doloroso. Mesmo assim se apresentar algum grau aumentado de sensibilidade dolorosa, os usos de analgésicos comuns resolvem bem e serão recomendados em sua prescrição de pós-operatório. Somente use medicamentos recomendados pelo seu médico, seguindo todas as orientações dadas pela equipe cirúrgica.

  • Repouso de atividades físicas e limitação de movimentos bruscos e amplos dos braços.
  • Deitar com o tronco elevado por almofadas e travesseiros.
  • Não deitar de lado ou de bruços até que seja autorizado.
  • Banhos ou trocas do soutien somente com a autorização da equipe cirúrgica.
  • Não trocar ou manipular os curativos, mesmo que haja um pequeno sangramento (que é normal e não deve assustá-la). Todas as trocas de curativos deverão ser feitas pela equipe cirúrgica ou orientadas por ela.
  • Movimentação dos membros inferior e pequena caminhadas é muito importante para a prevenção de tromboses e embolias.

Sangramentos copiosos ou variações volumétricas exageradas (aumento da mama) (na maioria das vezes unilateral) e de acontecimento súbito, acompanhados de dor, devem ser imediatamente comunicados ao seu médico. Pode se tratar de um hematoma e deve ser avaliado prontamente.
  • Os retornos para a retirada de pontos e avaliação pós-operatória são feitos com: 8 dias da cirurgia. Retornos adicionais serão comunicados pelo cirurgião e devem ser seguidos para uma completa recuperação e avaliação dos resultados.
  • O soutien deverá ser usado por um período mínimo de 30 dias, durante todo o dia, inclusive para dormir.
  • Não dirigir por um período mínimo de 3 semanas.
  • Não carregar peso por no mínimo 3 semanas.
  • Não fazer movimentos amplos e bruscos com os braços por cerca de 10 dias.
  • Exposição ao sol com o intuito de bronzear somente será permitida após 30 dias. Até aí, pequenas caminhadas sob o sol poderão ser feitas com o uso de bloqueadores solares.
  • Vida sexual, com moderação estará liberada após 8 dias da cirurgia.

Mastoplastia de aumento:

Antes:





Depois:




Mastopastia para a correção da queda: Antes de Depois







Marcelle Matoso.

Nenhum comentário: