domingo, 25 de janeiro de 2009

Cirurgia plástica em ex-obesos

Pacientes assistidos por equipe multidisciplinar, normalmente estão melhor preparados para a etapa da plástica.

Cresce um grupo específico de pacientes nos consultórios de cirurgia plástica: os ex-obesos mórbidos, pessoas que foram submetidas à cirurgia bariátrica - como por exemplo a redução de estômago - e que após grande perda de peso necessitam dar forma ao novo corpo.

A partir dessa demanda, cirurgiões plásticos de todo o mundo têm se dedicado à adequação e ao desenvolvimento de técnicas específicas para esses pacientes, que têm em comum um grande excesso de pele. De acordo com o médico Fausto Bermeo, membro da Socie-dade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a especialidade só deve entrar em cena quando o ex-obeso tem seu peso estabilizado. "Consideramos a possibilidade da plástica apenas cerca de 18 meses após a cirurgia bariátrica", explica.

Além disso, é necessário observar o indivíduo de maneira integral. "Pacientes que foram assistidos por uma equipe multidisciplinar usualmente estão melhor preparados para a etapa da plástica. Aqueles que apresentam depressão ou algum tipo de compulsão que veio substituir a comida merecem maior atenção. Nesses casos, a plástica pode ser contra-indicada", afirma. Para quem está pronto, do ponto de vista biopsicossocial, a cirurgia plástica é benéfica. O cirurgião ressalta que há pacientes que, devido à perda de peso e ao excesso de pele, chegam a criar escaras e escaldaduras em areas de atrito constante, além de deformidades no contorno corporal.

"Recentemente, apresentamos resultados de procedimentos no 3º Simpósio Multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica do Distrito Federal. Dos debates com os médicos presentes, ficou evidente que a cirurgia plástica é fundamental para a qualidade de vida do paciente pós emagrecimento", finaliza Dr. Fausto.

Poster BelezaEstetica.com

Um comentário:

Dani disse...

Tomara que essa matéria entre na consciencia das pessoas e chegue ao conhecimento publico geral!