quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Os inimigos do bebê no verão


Engana-se quem pensa que o sol é o único inimigo a ser combatido na chegada das altas temperaturas. As chamadas "dermatoses de verão" ultrapassam a preocupação em apenas proteger a pele dos raios ultravioleta. Micoses, bichos-geográficos, alergias e até picadas de insetos são freqüentes nesse período e é preciso ficar atento para não transformar o tão festejado clima em sofrimento, principalmente para as crianças. As picadas de pernilongo, inseto que costumam incomodar mais no clima quente, merecem atenção especial. Cutucar o local retira a barreira de proteção da pele e transforma aquela inocente picadinha na porta de entrada de bactérias, que inflamam o machucado e fazem com que as feridas multipliquem-se pelo corpo. E é aí que se desenvolve um quadro de impetigo.

A doença é caracterizada por bolhas contendo pus, de aspecto branco-avermelhado e que causam muita coceira. O tratamento, além de medidas gerais de higiene, como lavar as lesões com água e sabonete, não mexer no machucado sem que as mãos estejam bastante limpas e evitar coçar, pode ser feito com medicamentos que eliminem a inflamação ou a infecção. Uma pomada a base de ácido fusídico pode ser aplicada no local das feridas, até que a vermelhidão e o pus desapareçam.

Outra doença de pele que pode surgir com o calor é a dermatite atópica. Causada por um distúrbio do sistema imunológico (sistema de defesa do corpo), pode ser desenvolvida dependendo do ambiente em que a criança vive. Os principais sintomas são bolhinhas com secreções, ressecamento e coceira. Bebês predispostos, que vivem em ambientes abafados, transpiram muito e acabam se coçando mais, e podem, assim, iniciar uma crise.

Os tratamento que pode ser indicado para os casos de dermatite atópica envolvem diversas etapas. Para cada sintoma utiliza-se uma terapia. A medicação tópica pode ser feita com os corticosteróides (antinflamatório hormonal) e os imunomoduladores tópicos (tracolimo). O uso de hidratantes é também indispensável para combater o ressecamento e conseqüentemente a coceira. Para se proteger desses e outros problemas é importante observar as reações do corpo e procurar um médico assim que algo de diferente for notado. Com os cuidados e tratamentos corretos, é possível aproveitar o verão intensamente sem correr o risco de carregar lembranças dolorosas nas estações seguintes.
Marcelle Matoso.

Nenhum comentário: