quarta-feira, 9 de abril de 2008

Otoplastia: (Cirurgia da orelha).



Algumas pessoas nascem com orelhas mal formadas, ou seja, com o formato diferente do normal. A má formação mais comum é a chamada orelha de abano, a qual apresenta sua borda lateral mais distanciada da cabeça, aparentando por isso ser maior. Nestas orelhas há também o apagamento da anti-hélice (dobra interna da orelha), conferindo a esta um aspecto de antena parabólica. A otoplastia é a cirurgia que leva à correção destas alterações, visando a formar a anti-hélice e diminuir a distância entre a face posterior da orelha e o couro cabeludo. A idade ideal para a correção é a partir dos 6 anos, quando a orelha já alcançou o tamanho adulto e a criança começa o período escolar. O intuito da otoplastia é a correção das alterações estéticas da orelha, deixando a orelha de forma natural, sem estigma de orelha de abano ou de cirurgia.


Orientações:


1)Evitar sol, friagem, vento e traumatismos locais por um período de 90 dias.

2) Comparecer ao consultório para controle pós-operatório, nos dias indicados.

3) Obedecer à prescrição médica.

4) Evitar dormir de lado, em cima da orelha, por 1,5 mês.

5) Dieta livre.

6) Usar bandana para dormir por 60 dias.

7) Evitar todo e qualquer medicamento à base de ácido acetil-salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Bufferin, Doril, etc) ou qualquer medicação, com efeito, anticoagulante pelo menos 15(quinze) dias depois da cirurgia.

Marcelle Matoso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Minha filha fez otoplastia e retoque da mesma cirurgia para "desgrudar" uma e retirar pontos rejeitados da outra. A dos pontos continua com o mesmo problema, com aparência de inflamação. O cirurgião não sabe o que fazer, a infectologista prescreveu um medicamento inútil e o alergista acha que não é alergia. Não sei qual profissional pode ajudar.

Anônimo disse...

Fiz a cirurgia e tb estou tendo problemas com uma orelha que o ponto não fecjou direito e inflamou.
O que vc fez???
Abraços