quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Proteja suas mãos.


Contra o envelhecimento e a descamação os cuidados ideais para deixar sua mão mais macia e livre de manchas.

Há quem diga que a idade de uma mulher é revelada pelas mãos dela. A frase, claro, faz alusão à habilidade acumulada ao longo dos anos. Mas não só: a pele dessa região, normalmente, revela mesmo um dos mais bem guardados segredos femininos. A pele das mãos pode se tornar tão sensível quanto a do rosto. Isso porque ela é submetida a mais lavagens e ao contato com produtos químicos e o sol.
Esse desgaste explica o aspecto mais magro das mãos envelhecidas há uma perda progressiva do tecido celular subcutâneo. Quanto às fibras colágenas (que dão sustentação e firmeza), não há diferença significativa na produção.
A prevenção, no entanto, é bastante simples, e ainda protege suas mãos contra outros problemas, como o ressecamento (corriqueiro, dado o baixo número de glândulas sebáceas) e as manchas. Essas manchas são chamadas de melanoses solares e atingem mulheres e homens da mesma maneira só que eles disfarçam mais por causa dos pêlos que, geralmente, apresentam nas mãos. Escurecidas, as marcas surgem devido à exposição solar e são mais freqüentes em pessoas de pele clara.
Um bom hidratante, com filtro solar, é a pedida ideal. A escolha do FPS deve seguir o mesmo critério pensado para o rosto: de 15 a 30 para o dia-a-dia. Acima disso, só mesmo para quem estiver sob algum tipo de tratamento dermatológico ou para quem tem a pele muito clara.
Diferente do que muita gente pensa, os calos não surgem por falta de hidratação na pele. Por mais bem cuidada que ela seja, se houver atrito com uma superfície áspera, cremes e esfoliações só vão suavizar o problema. Para resolver, só retirando o estímulo.

Dedos sensíveis, o ressecamento nas pontas dos dedos é queixa comum. Essa região é naturalmente mais espessa. Daí que, quando resseca, tende a descamar de forma mais evidente, inclusive com fissuras.
Recomenda-se o uso de luvas para quem sofre com o mal, além de evitar o contato com produtos químicos e o consumo de alimentos muito ácidos, como abacaxi e laranja.
O uso de sabonetes com pH neutro (ou fisiológico) também ajuda a manter a oleosidade da pele. E não se preocupe quanto à consistência: boas marcas oferecem produtos eficientes tanto em barra como líquidos. Escolha a versão de sua preferência em lavabos divididos por muitas pessoas, o uso de sabonetes líquidos é mais indicado por questões de higiene.

De toda a maneira, nem pense em dispensar um bom creme para as mãos. Os sabonetes com hidratantes podem até desengordurar menos, ou seja, manter um pouco mais a oleosidade natural. Mas eles não substituem o uso de hidratantes. Se a descamação for insistente, procure logo um médico. Ela pode se sinal de vários problemas de saúde, como uma micose ou uma dermatite.
O segredo para ter mãos bonitas é não se acostumar com os incômodos. Por mais sem importância que eles pareçam. Quem faz as unhas toda a semana, por exemplo, precisa ter cuidados com aqueles pedacinhos de pele que se soltam. Normalmente, a simples hidratação e a manicure cuidadosa, sem exageros, aliadas a esmaltes e produtos específicos resolvem ou reduzem o problema. Mas, se ele persistir, é hora de procurar um dermatologista, pois algumas doenças de pele ou mesmo das unhas podem se iniciar desta forma.

Rejuvenesça suas mãos

Manter as mãos macias e hidratadas é um desafio. Elas estão sempre em contato com produtos químicos, água, vento, sol e outros agentes que prejudicam a manutenção de uma pele macia.
Pensando nisso, trouxe uma receitinha caseira que com certeza agradará você, leitora ou leitor do blog.

Máscara para as mãos

Ingredientes:

02 colheres de sopa de aveia;
03 colheres de sopa de leite;
01 colher de chá de mel;


Preparo:

Pegue uma tigela e adicione as duas colheres de aveia. Logo em seguida coloque o leite. Finalmente adicione o mel e misture bem. Prontinho! Fácil, não?

Aplicação:

Espalhe a mistura por toda a extensão das suas mãos e, com movimentos circulares, comece a massageá-las. Assim você estará hidratando e esfoliando suas mãos. Após esse processo não esqueça do filtro solar.

Marcelle Matoso.

Nenhum comentário: