terça-feira, 8 de abril de 2008

Drenagem Linfática Manual

  • A Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma técnica complexa, representada por um conjunto de manobras muito específicas. Essas manobras devem ser lentas rítmicas e superficiais para atuar basicamente no sistema linfático, não deve causar dor e nem deixar equimoses (roxo) justamente porque as pressões devem ser leves sobre a pele. Quanto mais roxo mais se está prejudicando os capilares linfáticos, é sinal de que as massagens estão sendo vigorosas, causando danos teciduais, principalmente se já houver alguma lesão pré - existente. As manobras de drenagem são sempre no mesmo sentido da circulação de retorno, analisando-se durante a avaliação a extensão do comprometimento e as regiões para onde o líquido de edema deva ser evacuado. Daí a necessidade de conhecer a anatomia do sistema linfático.
    Drenagem linfática quer dizer, coletar líquido excedente dos espaços intercelulares pelos vasos linfáticos até os vasos de maior calibre e daí aos vasos venosos, encontrando-se no ângulo venolinfático também chamado de términos, localizados na região supra clavicular com as veias subclávias direita e esquerda e jugulares direita e esquerda. A Drenagem linfática atua de forma preventiva ou como tratamento na estética ou na terapêutica. Na estética por favorecer o escoamento de líquido intersticial excedente, produzindo indiretamente uma melhor troca de materiais entre capilares sangüíneos e as células dos tecidos, e em cirurgias promovem o alívio causado pelo desconforto do edema pós cirúrgico.
    Na terapêutica, ao provocar mudança favorável em todos os sintomas de doenças que implicam edema, mediante benéfica evacuação pelas vias sangüíneas e linfáticas. Pode ser aplicada diariamente por automassagem, exercícios respiratórios combinados, e exercícios miocinéticos.

Benefícios da Drenagem Linfática:

  • Melhora a resposta imune: com as manobras de drenagem, consegue-se estimular os capilares linfáticos e aumentar o fluxo de linfa e o seu volume cinco vezes mais, consequentemente a quantidade de linfa processada nos linfonodos será maior. Renova as células de defesa do nosso corpo, nos tornando mais resistentes a doenças.
  • Melhora a motricidade do intestino: drenagens realizadas no abdome no trajeto do intestino aumentam a motricidade intestinal, produzindo bom efeito sobre a evacuação.
  • Sistema Nervoso Autônomo: diminui o estresse a depressão e insônia, a leveza das manobras, provoca efeito de relaxamento e influencia a liberação de substâncias simpaticolíticas no organismo.
  • Melhora a nutrição celular: com a realização da DLM, o excesso de líquido que dificulta as trocas gasosas retorna a circulação sanguínea, necessitando de ser filtrado nos rins e eliminado pela urina, a sua eliminação favorece melhores condições de irrigação sanguínea e melhor nutrição dos tecidos. Por isso os pacientes que realizam drenagem linfática sentem muita vontade de urinar.
  • Eliminação da dor muscular após atividade física: a dor muscular nesse caso é devido à carga imposta ao músculo juntamente com o acúmulo do ácido lático nele. O ácido lático é resultado de reações químicas que ocorre no músculo fatigado que inside em dor e espasmo muscular.

Marcelle Matoso.

Nenhum comentário: