terça-feira, 15 de abril de 2008

HOMENS....Tirem dúvidas sobre a redução mamária masculina.


Se existe uma situação desconfortável para os homens é o crescimento das glândulas mamárias. Eles não querem "ter peito" como as mulheres. A ala masculina recorre à ginecomastia para eliminar esse problema que, muitas vezes, ameaça a masculinidade dos rapazes. Se você sofre com o problema, saiba mais sobre as causas da ginecomastia e opções de cirurgia.

O que é ginecomastia?

É um problema que acontece com os homens quando ocorre o desenvolvimento da glândula mamária por aumento do hormônio estrogênio ou excesso de gordura localizada.
Qual a etiologia?

São várias as causas sendo a idiopática a causa mais comum, em muitos casos identificamos como fator etiológico um aumento relativo ou absoluto do estrogênio circulante, diminuição da circulação de androgênio, defeito dos receptores ou situações que reduzam a relação Estrogênio/Androgênio.

Causas mais comuns:

A) Drogas:

Aumento da atividade do Estrogênio: maconha digitálicos.
Aumento da secreção do Estrogênio Clomifeno ( Clomid ) Gonadotrofina Coriônica .
Redução da síntese de Testosterona ou consequências: Agentes quimioterápicos contra câncer espironolactona (Aldactone) Cetoconazol ( Nozoral ) Cimtidina ( Tagamet ) flutamide Fenitoína Mecanismos desconhecidos: Etionamida, Reserpina, Metldopa ( Aldomet ) Diazepan, Anfetaminas, Amiodarona ( Ancoron, Atlansil ), Domperidone ( Motilium ).
Metronidazol ( Flagyl ), Teofilina ( Teolong ), Ranitidina ( Antak, Label ).

B) Ginecomastia Fisiológica:
Neonatal: Causada pelos elevados níveis de Estrogênio circulante na circulação feto placentária. Geralmente é bilateral e associado a secreção mamilar ( leite de bruxa ). Sua regressão é espontânea após algumas semanas.
Puberal: ocorre em aproximadamente 40% dos indivíduos jovens normais entre 13 e 15 anos. Essa condição melhora após meses, mas em alguns casos somente após anos e muitos poucos chegam a apresentar este quadro de glândula mamária palpável após os 20 anos. O mecanismo está baseado em alterações hormonais na conversão de Testosterona e inativação do Estradiol
Séricos.
Senil: Tem início aproximadamente entre 65 a 70 anos de idade e ocorre devido a uma queda da Testosterona circulante e simultanemente aumento da Testosterona conjugada com Estradiol. Ocorre uma eleveção dos níveis do hormônio LH aumentando a conversão do Androgênio para Estrogênio no tecido periférico.

C) Ginacomastia Patológica:
Causada por deficiência na produção ou ação da Testosterona quando a ginacomastia ocorre em consequências da falência da síntese da testosterona ou ação ela é geralmente acompanhada de aumento da secreção de Gonadotrofina. Este defeito pode ser congênito ou adquirido.

D) Anorquia Congênita:

Regressão testicular embriogênica patologia para envolvendo cromossomo 46 a 50% desenvolvem ginecomastiae. Síndrome de Klinefelter: causa comum 1: 500 homens hipogonadismo primário mecanismo desconhecido 33 a 50% apresentam ginecomastia.

Como é classificada?

Grau I: Tamanho inferior a 1 cm de diâmetro. Geralmente pequenos nódulos que não ultrapassam a margem da aréola.
Grau II: de 1 a 4 cm de diâmetro. Ultrapassam a borda da aréola e causam sua elevação.
Grau III: acima de 5 cm de diâmetro. Assemelha-se a mama feminina.



Quais os sintomas?
O aumento de tamanho das glândulas pode trazer dor local de pequena intensidade ou uma maior sensibilidade na região (ao roçar da roupa, por exemplo).
Quanto tempo isso pode durar?
Geralmente, de 4 meses a 2 anos, com regressão espontânea. As grandes (grau III) tendem a durar mais tempo e muitas delas não regridem espontaneamente. Em alguns casos (poucos) a cirurgia pode ser indicada.

Como é a cirurgia para eliminar a ginecomastia?


É feita uma incisão em semicírculo na metade inferior da aréola. Nos casos em que além do aumento da glândula há excesso de pele, o corte pode ser circular, contornando toda a aréola. Ou até mesmo, nos casos mais extremos, ao redor da aréola e complementado com cicatrizes em forma de T invertido.Quando não há necessidade de ressecção de glândula, é feita a lipoaspiração na região para remoção da gordura. Neste casos há a possibilidade de se colocar as cicatrizes, de aproximadamente 3mm, em áreas mais distantes e escondidas, sem a necessidade de cicatrizes na aréola. Há ainda a combinação da lipoaspiração associada a ressecção da glândula, nos casos em que há presença de aumento tanto da glândula como da gordura local. A cirurgia dura em torno de uma a duas horas. A anestesia é local com sedação ou geral, dependendo da extensão do tratamento.
Fica alguma cicatriz?
Assim como em qualquer cirurgia, há sim a presença de cicatriz. Mas elas são bastante discretas, já que são pequenas e ficam restritas à aréola.
Como é o pós-operatório?
Logo após o procedimento, a área fica inchada e arroxeada, devido ao trauma sofrido. Por isso, é essencial o uso de uma cinta compressiva por trinta dias e submeter-se a sessões de drenagem linfática. Após dois meses da cirurgia, o paciente já pode retornar a atividade física. Vale lembrar que a prática de musculação é recomendada para melhorar o contorno peitoral.
Qual é o resultado?
Ele fica excelente. A região peitoral fica livre de gordura sem o volume da glândula mamária. Mas vale lembrar que o resultado final só aparece, em média, após seis meses, sendo que a partir do terceiro já é possível ter uma excelente noção de como ele será.
Marcelle Matoso.

Nenhum comentário: