quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Isotretinoína (Roacutan)

Há mais ou menos 15 anos, chegou ao Brasil uma medicação que se propunha a revolucionar o tratamento da acne. E foi exatamente isto que ocorreu com a isotretinoína ou Roacutan, que é seu nome comercial mais conhecido. Apesar de inúmeros preconceitos que existem em torno dele, após vários estudos científicos multicêntricos ao redor do mundo, sabe-se hoje que o Roacutan é a droga de primeira escolha para o tratamento da acne dos adolescentes, exceto para um grupo restrito de meninas com alteraçôes hormonais, como por exemplo, a síndorme dos ovários poliásticos.
O Roacutan é administrado em dose diária que varia de acordo com o peso de cada paciente. A dose total acumulada ao longo do tratamento é o que realmente importará para o sucesso no tratamento. Portanto, o tratamento não depende do tempo de utilização da medicação (seis meses como se pensa) e sim da dose total acumulada, ou seja, o valor total de miligramas por quilo de peso de cada pessoa que o utiliza. Como o tratamento da acne depende da dose acumulada do Roacutan no organismo, não se deve interrompê-lo durante o ciclo por mais de 15 dias. Se isto ocorrer, haverá necessidade de um recomeço da terapêutica.
Medicamento derivado da vitamina A, a isotretinoína acaba com a doença, na maioria dos casos. A medicação age nas glândulas sebáceas reduzindo o seu tamanho, diminuindo a secreção do sebo e alterando a sua composição, além de evitar a obstrução da abertura do folículo piloso e de reduzir a inflamação.
Usualmente, percebe-se melhora da acne desde o início do tratamento com a isotretinoína, mas é possível ocorrer uma piora da doença entre a segunda e a sexta semana. Este agravamento vai se reverter logo em seguida, com evolução gradativa para o desaparecimento das lesões.
O Roacutan é uma medicação de metabolização hepática, ou seja, ele passa obrigatoriamente pelo fígado. Desta maneira, existe necessidade de um controle prévio de alguns exames da função hepática ao longo do tratamento.
O uso do remédio exige cautela, pois podem ocorrer efeitos colaterais. O mais grave é a teratogenia, ou seja, a isotretinoína causa defeitos no feto. Por isso, o seu uso é proibido em gestantes, sendo imprescindível realizar teste de gravidez nas mulheres, antes de se iniciar o tratamento. As mulheres que têm vida sexual ativa devem usar 2 métodos anticoncepcionais concomitantes durante e até 2 meses após o tratamento.

Efeitos colaterais

Ressecamento labial (ocorre em 100% dos casos)
Ressecamento das mucosas bucal, nasal e ocular
Queda de cabelo
Sangramento nasal (devido ao ressecamento da mucosa)
Ressecamento intenso da pele dores musculares e nas articulações

Dor de cabeça
Aumento do colesterol e triglicerídeos
Alterações das enzimas hepáticas


Cuidados

A pele fica mais sensível ao sol, devendo ser protegida com o uso de filtros solares
É recomendado o uso de umectantes labiais para evitar rachaduras
Usuários de lentes de contato podem necessitar de lubrificantes oculares com maior frequência Não tomar antibióticos do tipo tetraciclina ou seus derivados devido à possibilidade de surgirem efeitos colaterais resultantes da interação entre os medicamentos
O remédio deve ser ingerido após as refeições
Deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento


O tratamento da acne com a isotretinoína é, em geral, seguro, desde que seja adequadamente acompanhado pelo médico. Seus efeitos colaterais são bem conhecidos e podem ser controlados através de exames que devem ser solicitados pelo dermatologista responsável pelo tratamento e de acordo com a evolução do paciente.
O Roacutan trata a atividade do acne. Isto significa que existirá melhora dos cravos, espinhas e da oleosidade da pele. Ele não trata, em hipótese alguma, as cicatrizes após elas já terem se estabelecido, nesse caso a fisioterapia dermato-funcional proporcina benefícios estéticos tratando as sequelas do acne.

Procedimentos da Fisioterapia Dermato- Funcional na sequela do Ance após o uso de Roacutan:

No primeiro momento o objetivo do tratamento, visa levar em consideração que o paciente apresentará uma pele ressecada, desvitalizada, e muito sensível, portanto nesse momento o melhor que sem a fazer é cuidar dessa pele, oferecendo a ela condições para a aplicação da próxima etapa do tratamento. Para que isso aconteça é necessário mantermos a pele hidratada e nutrida, preservando o manto hidrolípidico. Os cosméticos ideiais para a hidratação da pele devem conter óleos naturais- animais ou vegetais- e modificados, umectantes e princípios ativos do componentes do fator natural de hitratação para cumprir com a eficácia a tarefa de hidratação da pele. Os cosméticos ideiais para a nutrição celular são as emulsões ou géis-creme a base de vitaminas que podem estar simplesmente solubilizadas ou nanosferados, lipossomados ou ainda em forma de silanois. A limpeza, higienização da pele também é realizada durante essa fase, junto com a fase de hidratação. No final dessa fase a pele está preparada para receber outros tratamentos que visam, oxigenar o tecido melhorando o trofismo e fornece nutrição celular como a endermo, e a microdermoabrasão com o peeling de diamante ou de cristal, com o objetivo de incrementar a mitose celuar fisiológica, proporcionando uma renovação epitelial mais acelerada, afinando a pele retirando ou suavizando as marcas causadas pelo Acne.

JAMAIS usar peeling químico ou desincrustação em pacientes com uso de isotretinoína, aguardando até 1 ano após a interrupção de uso.

Marcelle Matoso

2 comentários:

mariana - fortaleza disse...

estou usando o roacutan ha 4 meses e fiz um peeling com soluçao de gesner e acido retinoico, ficou parecendo uma ferida de insolaçao
muito vermelho e ferido ao redor dos olhos e maças do rosto, ainda ta descamendo depois de 3 dias e ardendo mto. foi meu dermatologista q fez
estou tratando com ele ha 5 meses e as vezes tenho duvidas do tratamento, disseram q nao era bom o peeling quimico e li q vc tbm falou disto.ele passou para eu usar pomada berlison e protetor solar(q arde muito qdo passo) e fazer compressas de camomila). to trancada em casa ha 3 dias estou com uma aparencia horrivel e meus filhos nao gostam nem de olhar p mim. todos dizem q eu fui loka de fazer isso mas se o dermatologista passa quem sou eu p dizer nq nao posso? eh devia ter entrado neste site antes disto! gostaria de saber se vai demorar minha pele assim! a q ta embaixo desta q esta saindo ta linda mas mto fina e enrugada e coça!

sofia disse...

Olaa...
Estou com um dilema. Minha medica me indicou o procedimento de limpeza de pele, alegando que ela e necessaria para que, apos a recuperacao, aconteca o fexamento ideal dos poros.
Fui a uma clinica fazer a secao com uma fisioterapeuta, porem ela se recusou a fazer o tratamento por casua do roacutan, dizendo que nesse caso a cicatrizacao e retardada. E agora? Qual e a verdade? ...