quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Veja como proteger seu filho contra os perigos do verão

Eles adoram a farra: muito espaço para brincar, água à vontade e pouca roupa. Mas, para levar os bebês à praia, é preciso tomar muitos cuidados. Começando pela idade em que o passeio está permitido. Antes dos seis meses, isso não é indicado, a pele da criança é muito sensível e pode reagir mal ao sal do mar.
A seguir, vai algumas dicas para você aproveitar o verão com seus filhos de maneira segura e protegida.


A partir de que idade o bebê pode ir à praia?
Depois de seis meses, antes disso ele ainda tem a pele muito sensível à água salgada do mar.

Que protetor solar ele deve usar?
Um protetor que contenha filtro com fator de proteção acima de 15, registrado para uso infantil, e que ofereça proteção contra raios ultravioletas A e B, que são prejudiciais para a pele e podem provocar até câncer de pele, futuramente.


A mãe deve deixar a criança com ou sem fraldas na areia?
A criança deve usar alguma roupa como proteção, prevenindo doenças de pele provenientes da areia, tipo micose ou bicho geográfico.


Na volta para casa, como fazer para evitar assaduras?
O procedimento é o normal que se faz no dia a dia, com bastante higiene local, sem deixar a pele em contacto com as fezes e urina por muito tempo, além do uso de pomadas ou cremes próprios, indicados pelo pediatra.

O bebê pode tomar sol?
A criança deve tomar, no máximo, 20 minutos de sol antes das 10h ou após as 16h. Fora isso, o melhor é ficar na sombra se não houver jeito de voltar para casa. Seguindo essas orientações, não há risco de desidratação.


Uma criança que se alimenta só de leite materno precisa beber água se vai à praia?
Até os seis meses de idade, a criança só precisa do leite materno. Mesmo nos estados do Nordeste brasileiro, onde é muito quente, ela não precisa tomar água durante esta fase, porque o próprio leite já contém bastante água. A recomendação para levar a criança à praia é somente depois de seis meses, quando a mãe já introduziu outros alimentos na dieta infantil. Então, o consumo de água está liberado.


O chapeuzinho é indicado ou só esquenta a cabeça dela?
Sim, o chapéu é uma proteção a mais para o rosto do bebê e também para a cabeça.


No caso das piscinas, o cloro agride a pele da criança?
Sim o cloro agride a pele da criança e pode até provocar dermatite de contacto. Hoje em dia, há piscinas à base de água salicilada, menos agressiva para a pele de crianças menores.


Depois de entrar no mar, o bebê deve ser lavado com água doce?
Sim, ela precisa tomar banho com água doce para tirar o sal impregnado, prevenindo irritações e coceiras, além de ardência.


Marcelle Matoso.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá Marcelle! Tudo bem?
Marcele meu nome é Karolline, sou estudante do curso de estética e cosmetologia em Londrina no PR. Adorei seu blog, e achei muito interessante sua ideia detrocar e passar conhecimento. Sei q oq vou falar pode parecer meio anti ético, mais queria por favor q vc me passasse seu email pra podermos conversar, se possivel logico..., seria muito importante pra mi poder compartilhar com vc algumas idéias e projetos q tenho aqui pra Londrina, desde ja fico no aguardo! beijos e muito abrigada.
ah meu email: karolline_kk@yahoo.com.br

Unknown disse...

Oi Dra. meu nome é Juliana Leroy, tenho acompanhado seu blog e eu acho ele perfeito para quem busca informaçòes na área de dermato. Eu sou fisioterapeuta especialista em G. O. Trabalho em Brasilia e estou terminando meu curso de Medicina aqui pena UnB. Meu marido é militar e está sendo transferido para o Rio de Janeiro. Certa vez entrrei no seu site espaco dermato funcional e vi que estaria abrindo uma clinica no RJ. Sua clinica fica em que bairro?
Vamos manter contato, estarei de mundanças pro Rio de Janeiro no final de janeiro de 2009.
Beijos, meu email e july.leroy@gmail.com.

Unknown disse...

DRA. MARCELE, BOA TARDE.
MEU NOME E ABNER MATOSO JULLIARD, SOU CIRURGIAO PLASTICO E VIVO EM CAXIAS DO SUL, RS.
SOU UM APAIXONADO POR PESQUISAS E SEU BLOG ESTÁ SEMPRE TRAZENDO MUITOS ASSUNTOS INTERESSANTES E É SEMPRE UMA SATISFAÇÃO APRECIAR SUAS NOTAS.
SOU FORMADO EM MEDICINA PELA UNIVERSIDADE DA CALIFORNIA E ME ESPECIALIZEI NA PUC DE CURITIBA. EM MINHA CLINICA TEM UMA PROFISSIONAL DE FISIOTERAPIA COM SUA ESPECIALIZAÇÃO E COM ELA AQUI OBTIVE MUITOS APRENDIZADOS.
MEUS PARABÉNS PELO BLOG E PELO SITE, POIS ESTE ÚLTIMO NAO ACESSO MAIS A PAGINA PRINCIPAL, PORÉM MESMO SEM CONSEGUIR TER O ACESSO, RECORDO-ME DE UM OTIMO VISUAL GRAFICO.
VOCE É DE MG OU DO RJ?
SUCESSO E PARABÉNS A TI PELO PROFISSINALISMO E PELA SUA BELEZA TAMBEM.
BOA SORTE

Anônimo disse...

Marcelle é uma profissional determinada e audaciosa, isso faz dela iluminada e promissora.
Meus parabéns pro um espaço de tamanho interecto como este.

Nilson

My Life... Sonhos e Acontecimentos!!! Gabi Yera... disse...

Olá Marcelle estou me pós graduando em Fisioterapia Dermato Funcional e o meu artido é jutamente sobre o uso de filtro solar na fase escolar dos 2 aos 12 anos, um trabalho além de tudo de prevenção da doença (cancer, entre outros) Gostaria de saber se vc pode me enviar alguns artigos sobre o tema, ou links para apesquisa, caso tenha ou saiba....
De antemão agradeço tá?

Gabriela A. Yera
CREFITO3/51.661-F
Aguardo contato: gabiyera@hotmail.com

Thiele Fisioterapeuta disse...

Olá Marcelle,tb sou fisio e estou começando na area de dermato, tenho mtas duvidas e pesquisando achei seu blog. Tenho certeza de q ele ma ajudará mto.
Parabéns Thiele